Divulgado nesta quarta-feira (19/1), o decreto com a mudança já foi publicado e passa a valer imediatamente
Como mais uma estratégia de combate ao avanço da covid-19 na capital federal, o uso de máscaras em locais abertos volta a ser exigido. Divulgada nesta quarta-feira (19/1) em coletiva, a medida, conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, será publicado ainda nesta quarta-feira (19/1) e passa a valer imediatamente.
Ele ainda destacou que a taxa de transmissão da doença, no DF, está em 2,31, está muito acima do considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde e que versa sobre a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. “Foi assinado pelo governador em exercício Paco Britto (Avante) e autorizado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB)", afirmou Gustavo.
A intenção do Executivo local é que a volta das medidas restritivas dure o mínimo possível. "A ideia é que a gente possa voltar a normalidade com a maior rapidez possível. E que essas medidas servem para a gente ter meios de voltar a normalidade", explicou o secretário.
Segundo Rocha, o uso será fiscalizado pelo DF Legal por meio de denúncias e fiscalizações diárias. Momentos depois do anúncio o decreto foi publicado.