Possível novo efeito colateral descoberto nas vacinas AstraZeneca e Janssen

Imagem web

 

'Anvisa' européia informou: 'Possibilidade razoável. Houve ainda um alerta para possíveis problemas futuros

 

Mielite transversa. Essa inflamação vertebral rara, poder ser um dos efeitos colaterais que as vacinas da AstraZeneca e Janssen podem provocar. O informação foi divulgada em um comunicado na sexta-feira 14 pela Anvisa europeia (EMA, na sigla em inglês). Leia a matéria original em inglês.

A doença causa formigamentos, dormências, dores ou perda da sensação de dor, além de problemas nos sistemas urinário e digestivo. A mielite transversa também provoca fraqueza nos braços e pernas de seus portadores.

A EMA destacou que a relação risco-benefício dos produtos das farmacêuticas continua inalterada, e que “Trata-se de uma possibilidade razoável”. Vale ressaltar que a vacina da AstraZeneca é a mais aplicada em todo o Brasil.

De acordo com a agência reguladora, a reação adversa ocorre com frequência desconhecida e ainda orientou que os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas da mielite transversa, “Permitindo diagnóstico precoce, cuidados de suporte e tratamento”, acrescentou a agência reguladora estrangeira.

Um alerta para possíveis problemas futuros também foi feito pela EMA: “as pessoas que receberem qualquer uma dessas vacinas são aconselhadas a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas da doença”.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100