Imagem web
Caso as doses cheguem até esta sexta-feira, a data escolhida é 16 de janeiro
Um assunto que ainda esta gerando polêmica e está em pauta constante, a vacinação infantil. E o Governo do Distrito Federal tem a pretensão de iniciar a vacinação de crianças contra Covid-19 já a partir deste domingo (16/1), isso, caso as doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde até sexta-feira (14/1).
Para isso, também é necessário que a Secretaria de Saúde faça o armazenamento e a distribuição logo após receber os imunizantes. Por esse motivo, estabeleceu um prazo entre a chegada das vacinas e o início da aplicação.
As dúvidas são muitas e até agora, pouco realmente se sabe sobre a vacinação das crianças, apenas que o Governo não cobrará receita médica para vacinar.
O Ministério da Saúde detalhou no último dia 4 de janeiro, como será a prioridade na vacinação infantil. Veja a ordem:
- Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade;
- Crianças que morem em lares com pessoas de alto risco para evolução grave da Covid-19; e
- Crianças sem comorbidades, na seguinte ordem: 10 e 11 anos, 8 e 9 anos, 6 e 7 anos e, por fim, 5 anos.
- Vacinação infantil “não é ponto que vai nos afastar”, diz Bolsonaro
Será necessário apresentar autorização dos pais para a imunização do público. Caso o responsável esteja presente no momento da vacinação, não será cobrado um termo por escrito.
A exigência da prescrição médica era a intenção inicial do governo. Porém, o Ministério da Saúde decidiu recuar após a audiência pública realizada na terça-feira (4/1) com membros de entidades médicas.