Foto: Jornal Opção
Saiba como checar se seu documento está com os Correios
Um frio na barriga toma conta quando você chega a sua casa e percebe que perdeu os documentos. O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima informando o ocorrido, ou através da internet e logo depois, se dirigir aos achados e perdidos dos Correios, antes de providenciar a segunda via.
Conforme dados enviados pelos Correios, cerca de 90 mil documentos foram registrados no sistema somente em 2021. Em 2020 foram 94 mil e apenas 3% desse montante voltam para as mãos dos verdadeiros donos.
A média anual era bem maior antes da pandemia, quando não havia isolamento social, o que ficava em torno de 170 mil. Mas atenção, a documentação perdida fica disponível nos Correios por apenas 60 dias e depois é enviado aos órgãos emissores.
Como agir
Caso queira saber se o seu documento foi recebido pelos Correios basta acessar o sistema de Achados e Perdidos ou procurar a Agência Central dos Correios de sua cidade e fazer uma consulta. Outra opção é realizar a consulta pela Central de Atendimento dos Correios nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas), 0800 725 7282 (Demais localidades) ou 0800 725 0898 (Para pessoas com deficiência auditiva).
Uma taxa de R$ 5,95, é cobrada na hora de resgatar o seu documento caso ele tenha sido encontrado e o dono precisa ser identificado pela foto, fornecer o nome dos pais e apresentar boletim de ocorrência (original e cópia).
O documento perdido também pode ser entregue ao representante legal ou outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular do documento e apresente também o boletim de ocorrência (original e cópia).
No caso de menores de 18 anos, tem autorização para o resgate os pais ou responsáveis munidos de carteira de identidade.
*Com informações Agência Brasil