Imagem web
O projeto de lei completar de nº 86/2021, aprovado na última quarta-feira, irá propiciar novos lotes destinado a atividades voltadas para a produção teatral e musical, espetáculos, bibliotecas, arquivos e museus.
Aprovado na última quarta-feira, o projeto de lei complementar de nº 86/2021, irá proporcionar novos lotes para equipamentos culturais no Eixo Monumental. Iniciativa do Poder Executivo, o PLC, foi aprovado em sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF. O texto segue agora para sanção do governador.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, os novos lotes ficarão entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento. Os projetos arquitetônicos das futuras edificações serão aprovados por intermédio de concursos públicos.
Os prédios visam o ecodesenvolvimento de atividades culturais: produção teatral e musical, espetáculos de danças e circenses, bibliotecas, arquivos, museus, entre outros.
Um dos espaços já está reservado para receber a sede do Arquivo Público do Distrito Federal. O lote anteriormente proposto precisou ser deslocado para garantir uma visão mais livre do pôr do sol visualizado da Praça do Cruzeiro.
A construção dos lotes já estava prevista pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, por meio da portaria 166/2016.
O projeto de lei prevê algumas regras como a proibição de cercamento, a manutenção de pelo menos 30% de área verde interna aos lotes e normas para acessos, visando preservar o paisagismo do Eixo Monumental oeste.
Os lotes serão criados com distância mínima de 100 metros e deverão respeitar os parâmetros de afastamentos, manutenção e do acesso das vias locais.