Foto: Luiz Luz
Projeto retorna em fevereiro com atividades presenciais nas escolas públicas do DF
Visando diminuir os altos índices de violência contra a mulher, a Associação das Mulheres de Sobradinho II (AMES II) acaba de lançar a cartilha Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas. O material faz parte de um projeto com abordagem temática sobre todos os tipos de violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. Até março, cerca de 5 mil alunos devem participar de oficinas educativas presenciais e virtuais.
Elaborada por advogados, psicólogos, pedagogos , professor de Língua Portuguesa, assistentes sociais e jornalistas, a cartilha tem tiragem de 10 mil exemplares e traz informações objetivas sobre o que é machismo, o que é feminicídio, Lei Maria da Penha, impactos sociais e formas de denunciar agressões. O objetivo é combater o preconceito contra as mulheres, o feminicídio e qualquer tipo de violência de gênero.
De acordo com Ivonete Ribeiro, coordenadora do projeto Valorização das Mulheres e Combate ao Machismo nas Escolas, a experiência vivida na entidade com atendimento às mulheres vítimas de violência influenciou na construção do material, que conta com fomento da Secretaria da Mulher do DF e parceria com a Secretaria da Educação DF. Até o momento, mais de 5 mil exemplares da cartilha já foram entregues para a população.
"O nosso público-alvo são alunos a partir dos 14 anos das escolas públicas do DF e comunidade escolar em geral. Em nossas palestras, orientamos os docentes sobre essa temática e sugerimos que os ensinamentos sejam compartilhados com vizinhos, amigos e parentes. As distribuições ocorrem nas oficinas do projeto. Enquanto as palestras estão acontecendo, nossa equipe distribui o material para os alunos, professores e funcionários da escola. Além disso, distribuímos semanalmente na associação (toda quarta), onde realizamos rodas de conversas, distribuição de donativos, entre outras atividades", explica, a coordenadora Ivonete Ribeiro
Volta às aulas
O projeto teve início no dia 23 de agosto e tem movimentado a educação básica, o Ensino Fundamental II, o Ensino Médio e o Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares de Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Planaltina com oficinas, aulas de teatro, música, palestras e debates. Dentre os principais temas explorados estão a Violência Doméstica Contra Meninas e Mulheres; Machismo x Feminismo: Entenda as diferenças; e O Machismo Mata! Chega de Feminicídio!.
"A nossa mensagem principal é passar que as mulheres precisam ser respeitadas e valorizadas. Estamos caminhando em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a mulher tem seu lugar de fala, de atuação e não de vítima. Lutamos pelos direitos das mulheres, por respeito, pluralidade e, sobretudo, atuamos para que nenhuma mulher morra pelo simples fato de ser mulher", conclui Ivonete Ribeiro.