Começa hoje a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A feira acontece tradicionalmente aqui em Brasília, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. A programação acontece repleta de palestras, exposições e brincadeiras para instigar a curiosidade científica.
A feira acontece desde 2004 no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e entre as apresentações no palco principal do evento, estão o futuro e a tecnologia dos satélites nacionais, o mapeamento de tecnologias sociais na Amazônia, plataformas de dados para doenças do espectro autista, mapeamento geográfico de bacias hidrográficas por satélite e desenvolvimento de testes de diagnóstico para covid-19 no Brasil.
Em Stands montados pelo Ministério das Comunicações será apresentado ao público as inovações da quinta geração de conectividade móvel, o 5G, também incluindo na programação a apresentação de vídeos e faz demonstrações da tecnologia, que será usada para democratizar o alcance da internet em todo o território nacional.
Para o ministro Marcos Pontes, a chegada do 5G deve se aliar à instigação de possibilidades científicas nas mentes dos jovens, que serão líderes e inovadores da próxima geração de brasileiros.
Entre as curiosidades, a feira 2021 traz satélites brasileiros que foram lançados ao espaço e que compõem a constelação de monitoramento e transmissão de dados do Brasil em órbita, como o Cbers 4-A e o Amazonia 1.
Com mais de 167 instituições brasileiras participando evento, que terá 6.168 atividades ao longo da semana, o evento é organizado e projetado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com agências de fomento, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
A feira começa hoje e segue até o dia 10 de dezembro, da 8h30 às 18h durante a semana, e das 10h às 19h nos finais de semana. A entrada é gratuita.