Imagem web
Em um estudo realizado há a comprovação que 94% das pessoas que estão sendo hospitalizadas por causa da Covid-19 não estão com o esquema vacinal completo, sendo assim, é preciso completar o esquema vacinal. O diário oficial do DF trouxe um novo decreto que prevê a obrigatoriedade de apresentação da carteirinha de vacinação para ingresso nesses ambientes e teste de RT-PCR negativo, não valerá mais para ser apresentado.
O novo decreto dispensa a obrigatoriedade de limite de 50% da capacidade de público em cinemas, teatros, circos, competições esportivas, casas de festas, eventos cívicos, corporativos, feiras, exposições, shows e festivais. Cada estabelecimento deverá limitar a capacidade, desde que respeitado o distanciamento de um metro.
Em relação à fiscalização, a força-tarefa passa a ser composta apenas pelos demais órgãos, como é o caso da secretaria DF legal e vigilância sanitária.
Em caso de eventos pagos, mesmo que realizados em casas de festas, devem seguir os mesmos protocolos de shows. A venda de ingressos poderá ser feita presencialmente e não mais on-line. Também não há mais necessidade de demarcar a organização das filas.
As mudanças vêm em um momento em que o índice de transmissão é de 0,76% e a projeção de novos casos está em queda com 74% do público vacinado já imunizado.