Aproveite a Black Friday com mais segurança, evitando cair em golpes durante o evento

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Desconfie de preços muito abaixo da média, tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, inclusive a anunciada nas redes sociais, prefira comprar de lojas conhecidas ou indicadas por amigos e familiares, pesquisando a reputação em sites que avaliam lojas virtuais

 

Na próxima sexta, dia 27 de novembro acontece mais uma Black Friday, e o Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon, ofereceu dicas para que os consumidores não sejam enganados ou comprem mais do que cabe no orçamento.

Todo ano durante o evento, o órgão ligado à secretaria de justiça e cidadania intensifica a fiscalização e presta orientação aos consumidores para que aproveitem a data com mais segurança.

O Procon orienta que para que o consumidor não venha cair em cilada na Black Friday é preciso se planejar, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Outra orientação importante do órgão é que os que têm dinheiro em mão e pretendem pagar à vista tentem conseguir melhores descontos.

Outro alerta é para que o consumidor fique atento às ofertas promovidas logo antes da Black Friday. Pois é comum que algumas empresas subam o valor de determinados produtos na véspera da promoção, para depois baixar o preço. Esse tipo de conduta é proibida pelo código de defesa do consumidor.

Para transações feitas pela internet é necessário verificar a segurança da página clicando no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada.

A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o  SAC.

De acordo com a assessoria do Procon, o órgão não vai fazer plantão para receber eventuais reclamações durante a sexta-feira de ofertas.

Em caso de descumprimento de ofertas, publicidade enganosa ou qualquer outro desrespeito ao direito do consumidor, denúncias podem ser feitas na página do Procon na internet no Portal do Consumidor,  no telefone 151 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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