Imagem web
Serão aplicados no Distrito Federal testes do Sistema de Avaliação Da Educação Básica, que tem como objetivo identificar a qualidade da educação na capital.
A Secretaria de Educação irá aplicar os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o SAEB 2021. Os alunos da quinta e nona séries do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio devem participar. Professores e gestores também irão participar respondendo questionários sobre seus dados pessoais, atividades, recursos e infraestrutura na escola.
O sistema permite realizar o diagnóstico da educação, trazendo dados estatísticos e pedagógicos que formam um indicativo da qualidade do ensino brasileiro. Oferecendo subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais. A Secretaria de Educação vai analisar os dados obtidos e identificar as habilidades e fragilidades dos estudantes.
A avaliação será aplicada de forma censitária na rede pública e de forma amostral na rede privada. O teste é composto por questões de matemática e de língua portuguesa. Para que os alunos participem, é preciso que a escola tenha mais de dez estudantes matriculados nos anos e séries avaliadas.
O Saeb é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, desde 1990. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono, aferidas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Nesta edição, participam cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros. Em 2021, o prazo nacional começou em 8/11 e vai até 10/12. No Distrito Federal, os testes começaram em 16/11 e seguem até 3/12.