Vegetais - 89% desses alimentos comercializados são seguros para consumo

 

Imagem web

 

Para comprar algo de comer, no mínimo, é importante saber a origem do alimento. Uma pesquisa divulgada na sexta-feira revelou que quase 90% dos vegetais comercializados são seguros para consumo.

 

Considerado o maior grupo de alimentos e o segundo inserido na pirâmide alimentar, os vegetais são carregados de antioxidantes, vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde. E importante, também, é saber sobre a origem desses alimentos quando são comercializados.

Um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelou que 89% das amostras de produtos de origem vegetal “estão dentro do nível de conformidade”.

A pesquisa, feita em 2019 e 2020, também revelou que 49% dos produtos analisados não apresentaram nenhum resíduo e contaminante. Outros 40% apresentaram valores abaixo do limite máximo de resíduos estabelecido no Brasil; e 11% apresentaram algum tipo de inconformidade.

A amostragem do estudo foi analisada pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal.

Até 2019, as irregularidades detectadas por esse Plano Nacional, eram apenas notificadas aos infratores. Depois desse período, empresas embaladoras dos produtos inadequados também passaram a ser autuadas.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os produtos que apresentaram “100% de conformidades” no período foram: alho, amêndoa, avelã, café, castanha de caju, castanha do Brasil, cebola, cevada malteada, manga e pimenta do reino.

Já os que apresentaram inconformidades abaixo de 70% (a maioria por uso de produtos não permitidos para a cultura) foi feijão comum, goiaba, morango, pimentão e feijão-de-corda.

O Ministério da Agricultura informou que está trabalhando estratégias para monitorar os resíduos e a rastreabilidade de produtos com entidades do setor.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100