A estimativa da Sejus para este ano prevê o dobro de visitantes de 2020 - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), responsável por coordenar a concessão dos cemitérios do DF, estima que mais de 500 mil pessoas passarão pelas seis unidades cemiteriais no feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2/11).
Nos locais, a pasta vai oferecer atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. Os estabelecimentos seguirão com os portões abertos das 7h às 19h. A estimativa da Sejus para este ano prevê o dobro de visitantes de 2020.
Os rituais religiosos serão realizados pela Arquidiocese de Brasília, que vai disponibilizar tendas em todos os cemitérios, localizados em Planaltina, Brazlândia, Asa Sul, Taguatinga, Ceilândia e Gama. O local também contará com controle de distanciamento social e aferição de temperatura.
Vale destacar, ainda, que será obrigatório seguir os protocolos de segurança contra a covid-19 nos estabelecimentos, como o uso de máscara e álcool gel, que também será disponibilizado aos visitantes nas entradas de cada unidade cemiterial.
Com forno encomendado, crematório do DF aguarda licença do Ibram
O primeiro crematório do Distrito Federal está bem próximo de sair do papel. A licença ambiental necessária para o funcionamento do serviço pode ser expedida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) ainda neste ano.
De acordo com a Campo da Esperança Serviços Ltda., concessionária responsável pelos cemitérios no Distrito Federal, um forno já foi encomendado. A empresa aguarda a conclusão do trâmite de importação e liberação do espaço para iniciar as obras.
“Serão cerca de 180 dias para o início do funcionamento a partir da expedição da licença ambiental pelo Ibram”, diz nota enviada pela concessionária.
A notícia vem pouco antes do Dia de Finados, no próximo sábado (02/11/2019). A Campo da Esperança informa que o horário de funcionamento dos seis cemitérios do Distrito Federal será modificado para atender o aumento de visitantes.
Os portões serão abertos uma hora mais cedo, às 7h, e fechados uma hora mais tarde, às 19h. O atendimento ao público também será estendido, das 7h30 às 18h.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os cemitérios de Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga receberão reforço na segurança e ações de trânsito. No domingo (03/11/2019), a programação se repete, entretanto, não com o mesmo aparato policial e interdições no tráfego. O policiamento será mantido e haverá policiais e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.
Em Planaltina e Brazlândia, nenhum automóvel será autorizado a entrar nos cemitérios. Na Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, só poderão estacionar na área interna os veículos com autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF).
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nas imediações dos cemitérios em todas as regiões. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.
Trânsito
Na Asa Sul, o acesso de pedestres poderá ser feito pelo portão principal da unidade. Uma das entradas em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus, ficará aberta para atender os visitantes que chegarem ao local. A outra permanecerá fechada por não haver estacionamentos perto. Uma alternativa é a passagem em frente ao Estacionamento 6 do Parque da Cidade.
O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do Setor Hospitalar Sul (SHS) estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do SHS, ao lado do Hospital Santa Lúcia. O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado.
A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho e Planaltina. O Detran-DF será responsável pelo tráfego nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
Nas proximidades do cemitério de Taguatinga, serão implantadas travessias de pedestres. A área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único. A via de acesso pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente interditada.
Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverá utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.
A via de acesso ao cemitério do Gama, DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.
Para facilitar a locomoção dentro dos cemitérios, a empresa colocará transporte coletivo gratuito à disposição dos visitantes. O serviço funcionará na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho.
Todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 15 terminais e 26 atendentes extras para reforçar o trabalho, além dos 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios durante todo o dia.
Velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente. Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá outros 50 nos cemitérios durante o feriado.
Serviços
O controle do trânsito ficará sob responsabilidade do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Ao longo do dia, a Caesb vai oferecer água gratuitamente aos visitantes e os demais serviços seguirão com o apoio de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança Pública (SSP), DF Legal e Administrações Regionais. De acordo com a Sejus, operações permanentes de reparos são realizadas nos cemitérios do DF, com serviços de pintura, roçagem, manutenção em jardins e limpeza geral.
Localização
Os seis cemitérios do Distrito Federal vão funcionar das 7 às 19h no feriado de Finados, na próxima terça-feira (2/11). Confira os endereços:
Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul
São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN, Área Especial
Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério Sobradinho II
Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério
Confira os horários das missas:
Asa Sul: 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Brazlândia: 9h e 16h
Gama: 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Planaltina: 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Sobradinho: 8h, 9h30, 11h, 13h, 15h e 17h
Taguatinga: 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Com informações de CB e Metropoles