Síndico Destaque: Entrevista Luzia Dias Fune

 
RAC: Bom dia Síndica Luzia. O que a Sra. pode nos dizer sobre as mudanças e novidades que surgiram nestes últimos dois anos com relação as atividades do síndico ou gestor condominial?

Resp.: Bom dia! Os últimos dois anos trouxeram algumas posturas diferenciadas ao síndico tendo de optar por uma gestão ainda mais humanizada. As pessoas ficaram mais sensíveis, ansiosas, apreensivas, intolerantes e até agressivas, em algumas ocasiões.

SAÚDE E PANDEMIA

RAC: Quais os desafios impostos aos síndicos pela situação de crise na saúde?

Resp.: Administrar maior quantidade de pessoas a partir de casa, com maiores demandas de telentregas de encomendas. O distanciamento social fez com que as pessoas consumissem mais o que vem aumentando a rotatividade de estranhos na recepção e, por consequência, a insegurança.

REUNIÃO E ASSEMBLEIA CONDOMINIAL

RAC: O que mudou para síndicos e moradores depois do início da pandemia?

Resp.: Maior cuidado ao trazer conscientização coletiva nas recomendações sanitárias. Principalmente no que se refere aos decretos e regulamentos que são atualizados constantemente. Por outro lado, foi possível reunir moradores e administração na modalidade virtual via internet. E isso possibilitou maior participação da comunidade.

APLICATIVOS DE ALUGUEL POR TEMPORADA

RAC: O síndico pode proibir o uso destes aplicativos de aluguel por temporada?

Resp.: É um assunto polemico ainda, pois os condomínios residenciais tem um perfil diferenciado dos comerciais. Esse serviço de aluguel tem gerado instabilidade com relação à segurança e à tranquilidade da coletividade.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E A LGPD

RAC: Quais as preocupações do síndico com relação à segurança da informação e a lei de proteção de dados?

Resp.: A LGPD entrou em vigor em 27 de agosto de 2020. Em nosso condomínio foi necessário adequar os sistemas de controle de acesso e de câmeras para que não infringissem as exigências da lei. O sistema de segurança por imagens fornece conteúdo somente sob petição judicial ou por delegado de policia. Dessa forma o condomínio preserva a privacidade do condomínio ao máximo e de cada morador.

SUSTENTABILIDADE EM CONDOMÍNIOS

RAC: Com tudo o que foi apresentado até aqui, a Sra. acredita que os síndicos estão preocupados com sustentabilidade em seus condomínios? Existem condomínios sustentáveis no DF?

Resp.: É um trabalho de formiguinha. Deveríamos ter mais politicas publicas voltadas a essas campanhas, com educativos sobre essa pauta. As lavanderias compartilhadas são um exemplo disso que trouxe ao nosso condomínio uma otimização de tempo e autonomia aos moradores. O ciclo de lavagem menor traz economia de energia e água para o condomínio, além de mais autonomia aos moradores que podem por aplicativos ver a disponibilidade de sua preferencia.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM CONDOMÍNIOS

RAC: Como a inspeção predial deve ser encarada pelos síndicos e condôminos no dia a dia do condomínio?

Resp.: Se as finanças é o coração do condomínio a manutenção é a alma dele. Nessa questão, a inspeção é a atividade que irá nortear o planejamento da manutenção predial.

RAC: Como escolher um profissional qualificado no momento da contratação?

Resp.: Recomendações e indicações são muito boas mas a referência dos conselhos profissionais e currículo das empresas traz mais segurança ao condomínio. O apoio da consultoria técnica contratada pelo condomínio pode fazer toda a diferença.

RAC: Quais são as consequências para os condomínios que não realizam a inspeção?

Resp.: O condomínio fica fadado a desvalorização patrimonial. Manutenções preventivas resultantes de uma inspeção predial podem trazer benefícios além de ser muito mais barato.

RAC: A manutenção leva em conta uma série de fatores, principalmente do ponto de vista econômico-financeiro. Mas no geral, quais são as principais necessidades dos condomínios em relação a manutenção?

Resp.: Um sindico sem conhecimento básico das manutenções e recomendações dos manuais das áreas comuns pode ser prejudicial a edificação. Uma boa parceria de equipe técnica de engenharia em sua gestão pode ser um grande aliado de sucesso na gestão condominial.

RAC: O que mais pode-se dizer sobre "Manutenção e Inspeção Predial" de tudo o que foi falado até agora ou não foi perguntado anteriormente?

Resp.: O condomínio é um organismo vivo. Ele respira, se movimenta, se desgasta como um corpo humano que sem a devida atividade física adoece. A prevenção é vida para o condomínio.

RAC: A gestão do seu condomínio tem suporte de uma administradora de condomínios? O que é importante, na sua opinião, a administradora ter em sua gama de serviços?

Resp.: Sim . A palavra ‘SUPORTE’ define. Seja numa consultoria, cobranças, auxilio nas AGOs e AGEs com pessoal treinado para auxiliar o síndico em seus mínimos detalhes. Desde a elaboração dos balancetes até a realização de assembleias.

RAC: O que é preciso levar em consideração ao contratar empresa de administração de condomínio?

Resp.: Idoneidade, capacidade e seriedade em honrar o que foi acordado inicialmente.

RAC: Gestão condominial abrange diversas áreas profissionais como administração, contabilidade, direito e etc. Qual a área do conhecimento que, na sua opinião, todo síndico deveria saber?

Resp.: Uma gestão transparente, com conselho participativo e muito conhecimento pode trazer muita leveza na gestão. Vejo também a necessidade da Inteligência Emocional e a a capacidade e disponibilidade na escutar moradores, funcionários, prestadores de serviços e etc..

*Luzia Dias Fune é Pedagoga, aposentada do serviço público, com formação em Gestão Compartilhada e Participativa. Há 08 anos iniciou como conselheira fiscal, virou subsíndica e atualmente é Sindica Profissional com formação e especialização pelo SindicoNet e pelo Instituto Super Sindico com 420h de muito conhecimento e disposição em fazer uma gestão memorável.

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100