A Secretária da Saúde decidiu expandir a vacinação contra influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B para toda a população do Distrito Federal. A partir desta segunda-feira (5), os imunizantes já estão sendo usados em 100 localidades da capital federal, sendo em Águas Claras aplicado no posto de saúde dentro da Administração de Águas Claras, localizado na Rua Manacá.
A mudança ocorreu após orientação do Ministério da Saúde ter anunciado a ampliação nacional da campanha no país, além de ser prorrogada enquanto houver estoques do imunizante. Por isso, a secretaria de Saúde decidiu que, pessoas com 6 meses de idade ou mais poderão receber o imunizante.
A campanha começou no dia 12 de abril, e a programação segue até a próxima sexta-feira (9), antes de a programação ser alterada. Inicialmente, o GDF vacinava apenas o grupo prioritário - idosos e gestantes - até a última sexta-feira (2), que durou quase três meses, ainda não atingiu pelo menos 50% da população esperada.
Em números, a meta é imunizar 90% - público estimado em 1.117.656 pessoas -, no entanto, apenas 522.182 procuraram os pontos de vacinação, cerca de 46%.
Esses locais estão abertos das 7h30h às 12h e 13h às 17h30. Para tomar a vacina, é necessário apresentar carteira de vacinação com foto e documento de identidade. Em caso de perda do cartão, o novo cartão será entregue na unidade de saúde. A campanha começou em abril com baixíssima cobertura vacinal e a cobertura entre os grupos de risco ainda não atingiu pelo menos 50%.
Vacinação de Covid-19
A vacina da gripe, no entanto, não protege contra a Covid-19. Por isso, caso você faça parte de um dos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 e vai se vacinar, a secretaria de Saúde alerta aos moradores para ficarem em alerta sobre o prazo de aplicação entre um imunizante e outro.
A orientação é que seja priorizada a vacinação contra Covid-19. Caso a primeira ou segunda dose já esteja marcada, o ideal é que se respeite o intervalo de 14 dias para se imunizar contra a Influenza.