Nesta sexta [2] e domingo [4], o Departamento de Transito do Distrito Federal (Detran), realizou uma operação de atuação de condutores em diversos lugares estratégicos de fiscalização, na qual foram abordados mais de 300 condutores. Dentre esses, 74 foram atuados por dirigir após o consumo de bebida alcoólica.
A área da QNL de Taguatinga foi o local escolhido pelo órgão onde a fiscalização se intensificou nesse fim de semana, nas vias LJ-2 e LJ-1 da QNL. As operações ocorreram em Santa Maria, Planaltina, Sudoeste, Gama, Lago Norte, Asa Norte, Noroeste e Taguatinga.
Previsto na legislação, conduzir sobre ingestão e influência de álcool ou de qualquer outra substancia psicoativa é considerada falta gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A fiscalização ainda conseguiu autuar seis condutores inabilitados, 12 por dirigir veículo com escapamento irregular, 11 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foras do prazo previsto e 52 por infrações diversas. Ao todo, 56 veículos foram recolhidos para o deposito.
*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal