Será que seu condomínio vai receber certificado de coleta seletiva?

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), constatou que o Brasil está produzindo cada vez mais lixo e já é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Por semana, os brasileiros produzem 1,52 milhão de toneladas. De cada 72,7 milhões de toneladas de lixo coletados, 29,5 milhões são descartadas de maneira inadequada e vão parar em aterros ou lixões que são danosos ao meio ambiente. 

Entretanto, apesar dos dados alarmantes sobre o descarte do lixo, a coleta seletiva nos municípios aumentou de 29% entre 2010 e 2019, e 73% das cidades brasileiras já possuem esse tipo de coleta. Brasília, a capital federal, não está de fora dessa.

Iniciada em 2020, a campanha Cartão Verde – campanha que busca melhorar a separação dos resíduos –, certifica os condomínios que possuem mérito na boa coleta seletiva. A primeira campanha já passou por Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Gama, Guará, Noroeste, Recanto das Emas, Sudoeste, Sobradinho e Taguatinga. As equipes de mobilização passam na cidade avisando síndicos e moradores sobre o início da operação. Nas três semanas seguintes, os garis da coleta seletiva avaliam e adesivam as lixeiras e contêineres. Quem faz a separação correta do lixo recebe cartão verde. Aqueles que separam parcialmente, ou seja, ainda misturam alguns recicláveis e orgânicos, recebem cartão amarelo. Já quem não faz nenhuma separação recebe cartão vermelho.

Só em 2021 já foram aplicados 1.723 cartões, sendo 677 verdes, 552 amarelos e 494 vermelhos. Com um trabalho sólido na coleta seletiva, residenciais e condomínios de Águas Claras e outras regiões do DF começaram a receber os certificados por separarem o lixo corretamente. O primeiro condomínio premiado nessa ação foi o Portal das Hortênsias, da quadra 105 de Águas Claras, na última quarta-feira (23). O seu condomínio pode receber também! Fale com o síndico de seu prédio e faça sua parte também!

Revista Águas Claras

Seu canal de notícas em Águas Claras, Brasília e Brasil.

Email:

contato @revistaaguasclaras.com.br

 

Fax:

+061 3034 0000 / 9908 9100