Para que o lixo seja descartado corretamente e não entupa bueiros, bocas de lobo e cause alagamentos nas cidades, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) começou a instalar lixeiras em pontos estratégicos de Águas Claras e a segunda etapa começará em julho.
O SLU instalou 342 lixeiras em quadras, paradas de ônibus, parques e áreas verdes que possuem grande circulação de pessoas e o próximo passo é instalar em áreas residenciais. “Serão mais 143 lixeiras próximas aos prédios residenciais, totalizando 485 lixeiras para toda região de Águas Claras”, afirmou o serviço de limpeza.
As lixeiras só podem ser instaladas em postes e terão uma proteção, de modo que seja evitado que os sacos sejam abertos indevidamente e que ocorra vandalismo. Assim, apenas os coletores conseguem abrir, recolher e colocar novos sacos de lixo. Conforme o Serviço de Limpeza Urbana, a coleta nos locais que possuem lixeiras é feita diariamente.
Os moradores sugeriram os pontos de instalação de lixeiras pelo aplicativo e o SLU acatou. Segundo o Serviço DE Limpeza Urbano, os locais de instalação das novas lixeiras na cidade foram indicados e selecionados através do aplicativo SLU Coleta DF (disponível na Play Store e App Store). No aplicativo, tem o horário das coletas seletiva e convencional, como separa, onde precisa de lixeirinha e muito mais. Caso queira sugerir onde precisa de lixeira, é importante ligar o GPS do celular e verificar se a localidade apontada está correta antes de enviar ao SLU.
Entretanto, como as localizações de julho já estão definidas, o SLU afirma que os locais apontados pelos moradores ficarão no banco de dados da plataforma para futuramente novas etapas de instalação de lixeiras.