Em janeiro de 2021, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) identificou que cerca de 2.260 pessoas estão em situação de rua no Distrito Federal.
Foto: reprodução
Durante a nova pandemia da covid-19 houve o recrudescimento das pessoas em situação de rua. Em Águas Claras as pessoas ou famílias que se encontram nesta situação estão ficando em frente o colégio Sigma, Frans Café, supermercado Bellavia e na praça Condor. Moradores próximos reclamam que estão sendo abordados de forma violenta "eles nos abordam querendo comida e dinheiro, e quando não damos, começam a gritar com a gente."
De acordo com Sedes nos três primeiros meses de 2021, 1.208 pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social foram encaminhadas para alguma instituição de acolhimento no Distrito Federal. Como comparação, em todo o ano passado, esse número chegou a 2.069, enquanto, em 2019, foram 593 cidadãos.
Já no site da Seas "As equipes do Serviço de Abordagem Social fazem rondas pelas regiões administrativas, acompanham as pessoas que vivem em invasões e orientam os moradores que se autodeclaram em situação de rua sobre como ter acesso a benefícios sociais, direitos garantidos na legislação, cuidados com a saúde e transtorno mental, questões habitacionais, quais são as unidades de acolhimento e como funcionam, retorno à cidade de origem e saída das ruas."
Nossa equipe entrou em contato com a Sedes e foi informada pela equipe da Central de Atendimento que já receberam as informações e que iriam acionar as equipes de atendimento.
Caso veja alguma pessoa ou família em situação de rua entre em contato pelos números: (61) 3327-5991 / 3322-1441
Foto: Reprodução