Hospital Veterinário de Taguatinga faz cerca de 30 transfusões por mês
Jéssika Lineker *
A doação de sangue é um ato bastante importante, no mundo animal não poderia ser diferente. O Hospital Veterinário de Taguatinga (Hvep) realiza, por mês, cerca de 30 transfusões de sangue entre cães. Elas auxiliam em tratamentos de doenças, nos procedimentos cirúrgicos e em casos de vítimas de acidentes.
Os requisitos para um cão se tornar doador são:
- ter entre 2 e 6 anos
- pesar mais de 27kg
- ser vacinado e vermifugado
- livre de ectoparasitas (pulgas e carrapatos)
- não ter tido doença recentemente
- ser dócil
Segundo a diretora do Hvep, Mayara Cauper, o Hospital Veterinário não tem um banco de sangue. "Montamos um banco de dados de pessoas interessadas em trazer o cão para doar e, quando precisamos, entramos em contato e verificamos se há disponibilidade de trazer o animal e já fazer a transfusão", explica. Quando o Hvep não consegue um doador em seu banco de dados, é solicitada ajuda à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Com um plantel de 45 animais, o Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar do Distrito Federal (BPCães-PMDF) sempre disponibiliza um cão para fazer a doação quando o Hospital precisa. São em média duas doações por mês, enquanto no Corpo de Bombeiros as doações são feitas semestralmente para que os cães não cansem, pois eles fazem parte da equipe de salvamento da corporação.
Para quem deseja tornar o seu cão um doador de sangue, basta entrar em contato através do WhatsApp: (61) 9 9687-8007. Entre uma doação e outra, deve-se fazer uma pausa de 3 meses para não prejudicar a saúde do animal doador.
* estagiária supervisionada