Com o aumento de casos de infectados pelo vírus, atendimento no CRAS e no CREAS sofreram alteração
Jéssika Lineker *
O atendimento nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), vem sendo realizado de maneira remota desde a publicação da Portaria n° 11 (11 março de 2021), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Medida foi adotada para preservar a saúde dos usuários e dos servidores da Sedes neste momento pandêmico.
A subsecretária de Assistência Social da Sedes, Kariny Alves, salienta a importância de o usuário anotar os dados do profissional que fizer o atendimento. “O nome, a matrícula e a unidade de referência. Há pessoas que ficam com receio de atender o servidor, ficam em dúvida se a ligação é mesmo do GDF. Nesse caso, o usuário, com os dados do servidor já anotados, pode confirmar as informações. É fundamental que o usuário também tenha segurança nesse atendimento”, afirma.
De janeiro deste ano até a publicação desta Portaria (março), os atendimentos estavam sendo remotos e também presenciais. Aquele que escolhia o atendimento presencial na unidade, um profissional era designado para avaliar a situação por telefone, explicar as novas regras e fazer o atendimento também por telefone.
Os atendimentos presenciais só serão realizados para o serviço de acolhimento institucional, e a operacionalização de benefícios eventuais de auxílio-funeral e casos emergenciais. A subsecretária garante um atendimento seguindo o protocolo de segurança, com distanciamento social e itens de proteção.
Segue abaixo números de telefone atualizados das unidades do CRAS:
*Com informações da Sedes
* estagiária supervisionada