Ação foi retomada nesta quarta e já soma 548 veículos recolhidos
Jéssika Lineker *
A operação “DF Livre de Carcaças”, iniciada em fevereiro de 2020 pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), foi retomada nesta quarta-feira (25). A ação tem o objetivo de retirar de pátios das delegacias do DF, veículos que possam ser focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya). Ao todo, já foram recolhidos 548 veículos.
Na ação realizada hoje, trinta veículos foram retirados da 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá. Para o delegado Ricardo Viana, a ação é de extrema importância. “Desta forma teremos um ambiente mais seguro e mais saudável para nossos policiais, e também para todos aqueles que frequentam a delegacia”, comenta. O material é recolhido e levado ao depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER, onde são aplicadas soluções na água parada, fazendo o controle vetorial. Desta maneira, evita-se a proliferação do mosquito.
Além da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), participam da operação as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e o DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde (SES), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As ações acontecem sempre que uma delegacia solicita o serviço.
* estagiária supervisionada