Restrição começa a valer hoje, de 22h às 5h
Jéssika Lineker*
Com o aumento do número de casos por coronavírus e a superlotação dos leitos de UTI, o Governador Ibaneis Rocha endureceu ainda mais as normas e decretou toque de recolher a partir desta segunda-feira (8). Além do fechamento de todas as atividades comerciais, nenhum cidadão poderá circular pelas ruas entre 22h e 5h, sob risco de pagar multa no valor de R$ 2 mil. A determinação, já em vigência, está no decreto nº 41.874, publicado na edição extra do Diário Oficial do DF desta segunda-feira.
De acordo com a determinação, após as 22h será permitida a presença de cidadãos nas ruas, desde que estejam retornando às suas casas após o trabalho. “Todos deverão permanecer em suas residências em período integral, ressalvado o deslocamento realizado, em caráter excepcional, para atender a eventual necessidade de tratamento de saúde emergencial, ou de aquisição de medicamentos em farmácias”, segundo a publicação.
Estão exclusos deste decreto os seguintes serviços essenciais:
- Hospitais;
- Clínicas médicas e veterinárias;
- Farmácias;
- Postos de gasolina;
- Funerárias.
Para os serviços de delivery, os pedidos só poderão ser anotados até o horário que inicia o toque de recolher. “Poderão ser realizados, em caráter residual, em todo o Distrito Federal, até às 23h, caso a ordem de serviço tenha sido comandada, por qualquer meio registrável, até às 22h, ficando o estabelecimento autorizado a funcionar exclusivamente para finalizar as referidas entregas”.
Já o transporte coletivo não sofrerá alterações, permanecendo em funcionamento para que atenda as necessidades e emergências da população que precisa se deslocar.
*estagiária supervisionada