Após decreto, serviços estavam fechados desde domingo (28); as outras restrições continuam. Ibaneis também permitiu que os estabelecimentos que descumprirem medidas sejam interditados por até 60 dias.
Nesta sexta-feira (5), o governador Ibaneis Rocha (MDB), permitiu a realização das aulas presenciais nas instituições de ensino e creches particulares no Distrito Federal, além da reabertura das academias, desde que não haja atividades de caráter coletivo. As medidas valem a partir de segunda-feira (8).
Por conta do agravamento da pandemia na capital do país, os serviços estavam proibidos de funcionar desde domingo (28). Os demais estabelecimentos não essenciais devem continuar seguindo as medidas.
O governador também permitiu que a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal) interdite, por até 60 dias, estabelecimentos que provocarem aglomerações ou descumprirem de forma grave as restrições impostas pelo governo local. Uma multa de R$ 20 mil também é prevista de acordo com a medida.
O decreto publicado nesta sexta também autoriza a aplicação de multa individual, no valor de R$ 1 mil, a cada um dos participantes de aglomerações irregulares flagradas na capital.