Desde 1 de dezembro o texto não foi alterado.
Após a publicação do texto que libera o horário de funcionamento dos bares e restaurantes depois das 23h, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) comemorou a decisão do governador Ibaneis Rocha. O setor vem sofrendo dificuldades desde do início da pandemia, onde sofreu com desempregos e fechamento de estabelecimentos.
“Todos vão ficar mais tranquilos agora. O prejuízo estava na casa dos 20% com o fechamento às 23h. Então é algo que nos anima. Um alívio”, disse o presidente do sindicato, Jael Antônio da Silva.
“A situação do nosso segmento é muito caótica. Tivemos o pedido oficial [de liberação], explicamos os nossos motivos e mostramos que nosso segmento, como um todo, é o que mais tem cuidado nessa questão da pandemia. Agradecemos demais o governador”, diz.
No texto que será publicado, Ibaneis também retirou a obrigatoriedade de uso de luvas nos estabelecimentos onde é servido bufês. Também no texto, os estabelecimentos devem "dispor de pia, de fácil acesso, dotada de sabonete líquidos, papel toalha e lixeira sem acionamento manual para higiene das mãos dos clientes e disponibilizar, no decorrer do balcão de serviço, álcool a 70% em gel, orientando os clientes sobre o uso correto".
Com a vacinação em curso no DF, Jael Antônio da Silva espera que cada vez mais pessoas se sintam seguras para sair de casa e fazer refeições em restaurantes das cidades. “Agora vai começar [a imunização] para os idosos de 75 anos a 80, e melhorar a situação. Vale lembrar que vamos continuar seguindo as recomendações sanitárias”, afirmou.
É a primeira alteração desde de 1 de dezembro, quando o Decreto n°41.535 que determina o fechamento dos locais às 23h foi publicado. O emebedista decidiu liberar o funcionamento dos comércios após a divulgação do grande números de leitos vagos e início da vacinação na capital federal.