Capitão britânico ficou conhecido por percorrer 100 vezes a distância de 25 metros todos os dias
Tom Moore, capitão britânico, morreu aos 100 anos em decorrência da covid-19. A morte foi confirmada pela família nas redes sociais e por profissionais de saúde do Hospital Bedford, na Inglaterra.
"É com grande tristeza que anunciamos a morte de nosso querido pai, o capitão Sir Tom Moore", disseram suas filhas em um comunicado.
O veterano, pouco antes de completar 100 anos, chamou a atenção do mundo ao ser filmado dando voltas com a ajuda de um andador em torno do seu jardim – percorrer 100 vezes a distância de 25 metros todos os dias. De acordo com a família de Tom, a iniciativa foi do próprio veterano para incentivar um causa: arrecadar 1.000 de libras para ajudar o serviço de saúde do país. Em vez disso, Tom conseguiu arrecadar 33 milhões de libras (em torno de R$ 247 milhões na cotação atual).
Sua atitude honrosa chamou a atenção da rainha Elizabeth II, que condecorou o capitão ao título de cavaleiro da realeza britânica.
Em homenagem ao combatente, a rainha Elizabeth II enviará uma mensagem de condolências à família do veterano, informou o Palácio de Buckingham. "Sua Majestade gostou muito de conhecer o capitão Sir Tom e sua família em Windsor no ano passado", diz o comunicado do palácio.
"Seus pensamentos, e os da família real, estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo."