Idosos formaram filas e aglomeração em postos de saúde para vacinação
O primeiro dia de vacinação contra a covid-19 para o público-alvo de mais de 80 anos no Distrito Federal foi marcado por longas filas e aglomerações em quase todas as regiões administrativas. Em imagens divulgadas nas redes sociais, na UBS n° 1 de Taguatinga foi registrado momentos de desorganização, filas e aglomerações. Expostos ao forte calor da capital federal, o Inmet registrou temperatura média foi de 28,5 °C no Plano Piloto e 29 °C em outras regiões administrativas.
Uma enfermeira, que preferiu não se identificar, reclamou de desorganização no posto de vacinação da 612 sul. “Eu trouxe a minha avó, de 81 anos. Ela é cadeirante e tem limitações. Estou aqui para ela tomar a dose, e ninguém sabe me informar quanto tempo teremos de esperar. Está muito confuso. Os próprios idosos que se organizaram em fila.”
De acordo com informações apuradas pela revista, a Secretaria de Saúde antecipou o horário de vacinação nesta segunda-feira (1°). Inicialmente, o horário marcado para início da vacinação era às 13h, mas com postos cheios de fila, a pasta decidiu por antecipar. De acordo com o MPDFT, a pasta tem 48 horas para informar as medidas que serão adotadas para o atendimento do público-alvo. Nas medidas, a pasta da saúde deve informar como será feito para acomodar os idosos em situação de sol e chuva; medidas para evitar filas e aglomerações, como cadastramento, agendamento prévio e utilização de sistema drive-thru. Segundo o órgão, é de responsabilidade da SES resguardar a integridade física dos idosos.
Nesta próxima terça-feira, Águas Claras começa a vacinar na Faculdade Unieuro. Nos moldes estabelecidos pela secretaria, o sistema adotado foi em drive-thru. O funcionamento terá início às 8h, com encerramento às 17h. Ao todo, serão 40 postos de vacinação a partir do dia 2 de fevereiro.
A Faculdade Unieuro é localizada na Av. das Castanheiras, próximo ao hipermercado BIG.