Governo do DF reafirma calendário divulgado no começo de janeiro deste ano e mantém ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17
O governador Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta segunda-feira (1°) que vai manter os pontos facultativos do Carnaval 2021 no DF nos dias 15, 16 e até as 14h do dia 17 de fevereiro. Inicialmente, as comemorações do carnaval 2021, com mais de 80 blocos carnavalescos bancados pelo governo foi cancelado.
Mesmo mantendo os pontos facultativos – oito no total em 2021 –, o governador não irá flexibilizar os horários de bares e restaurantes até às 23h, além da proibição de funcionamento de boates, casas noturnas e eventos que exigem licença de funcionamento do Poder Público. Neste, há exceções: congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras – eventos corporativos – poderão funcionar.
“Eu vou manter a restrição. Nós tivemos uma resposta muito positiva, é tanto que os números aqui no DF estão caindo, ao contrário do que vem acontecendo em outros locais do Brasil”, disse.
Sobre a possibilidade de ajustar o horário de funcionamento em bares e restaurantes, após entidades como Abrasel e Sindhobar emitirem nota solicitando a readequação dos horários, o emedebista rechaçou a possibilidade. “A gente entende a reclamação de todos eles [comerciantes], sabe do impacto que ocorre na parte da economia, mas nós temos que nos preocupar com a nossa rede hospitalar e com a saúde da população”, disse.
O DF confirmou mais nove mortes e 538 casos do novo coronavírus no domingo (31/1). O total de óbitos na capital chega a 4.554, e os infectados somam 277.110, segundo monitoramento da Secretaria de Saúde. Número de mortes registradas em 24 horas caiu 25%, em relação ao último sábado (30/1). Na mesma comparação, novas infecções diminuíram 39%.
Confira os feriados e pontos facultativos de 2021
1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional)
15 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
16 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
17 de fevereiro: quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
2 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado local) e Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
3 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro: Dia do Servidor Público – art. 278, da Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011 (ponto facultativo)
2 de novembro: Finados (feriado nacional)
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
20 de novembro: Dia da Consciência negra (ponto facultativo)
30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local)
24 de dezembro: Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas)
25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
31 de dezembro: Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).