Obra está na fase de construção das paredes. Governo utiliza substância biodegradável para estabilizar o solo e equipamento de última geração
A obra da construção de um dos maiores túneis rodoviários de Brasília avança em Taguatinga, na região sudeste do Distrito Federal. O traçado é um financiamento do GDF com a Caixa Econômica, que investe em tecnologia e técnica sustentável, com o uso de materiais que não agridem o meio ambiente e são recicláveis. Trajeto que vai ter 1,1 quilômetros de extensão, a estrutura vai ser entregue em 2022 e busca beneficiar moradores de Taguatinga, Samambaia e Ceilândia, além de trabalhadores que moram nessas regiões e trabalham na área central ou em outras regiões, como Águas Claras.
Na fase de construção das paredes, os profissionais utilizam, para a escavação, polímeros (macromoléculas formadas por unidades estruturais menores, os monômeros, que são moléculas de baixa massa molecular), que dão suporte à estabilização do solo – o que evita desmoronamento.
“O produto é biodegradável, ou seja, não contamina o solo”, ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho. “Uma das principais preocupações do governo local é preservar o meio ambiente”.
Os investimentos para a construção geram em torno de R$ 275,7 milhões. A obra emprega 1,7 mil pessoas – direta e indiretamente nos seis meses de construção. A expectativa de conclusão é 2022, mas não há semestre definido e apenas 14% da obra foi concluída.