Atenção, estudantes! Quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá mais um recurso para os estudos. O Centro Educacional Católica de Brasília (@cecb.catolica) disponibilizou gratuitamente o acesso integral ao conteúdo da Maratona Enem. Projeto que tem como objetivo auxiliar os estudantes na revisão dos assuntos mais cobrados na prova.
São mais de 48 horas de conteúdos divididos em aulões, simulado e cadernos de estudo das disciplinas de Química, Matemática, Geografia, Biologia, Literatura, Física, Português, História, Filosofia e Produção Textual.
O coordenador do Ensino Médio da Católica, Renato dos Santos Carvalho, explica sobre o conteúdo que os estudantes irão encontrar. “Quem acessar, vai poder revisar de maneira focada tudo aquilo que cai no Enem e ainda ter dicas excelentes dos professores.”
Os interessados em ter acesso ao material, basta se inscreverem gratuitamente na página do Maratona Enem em: https://inscricaocecb.catolica.edu.br/maratona-enem.
Dicas para você se dar bem na prova!
Se você é aquele tipo de pessoa que já começa a ficar ansioso e estressado só de pensar na proximidade de alguma prova, a Revista Águas Claras irá te dar algumas dicas preciosas. É claro que, com o tempo, principalmente na faculdade, você vai acabar se acostumando com os constantes testes e exames. No entanto, com a vida agitada que um estudante costuma levar, lidando com as aulas, estágio, trabalho, vida social e, em alguns casos, casa e família, qualquer ajuda é bem-vinda para agilizar os estudos e fazer as suas provas sem muita dor de cabeça. E, principalmente, para reter o conteúdo estudado por muito além das provas!
Faça revisões!
Uma das coisas mais eficientes que você pode fazer antes de qualquer teste é revisar o conteúdo estudado. Mas como fazer uma revisão eficiente? Faça uma lista de tudo que precisa ser revisado e crie um cronograma para não deixar nada de fora. Além disso, separar o conteúdo em porções pequenas facilita o processo de absorção da informação.
Você já deve ter escutado durante o ensino fundamental que “matéria dada é matéria estudada”. Isto significa que o ideal é revisar todo o conteúdo aprendido todos os dias, mesmo que você não tenha nenhuma tarefa para fazer daquela matéria. Se você criar a rotina de revisar tudo o que aprende diariamente, vai conseguir absorver o conteúdo com mais facilidade e aos poucos, assim, na hora de estudar para a prova não vai estar tudo acumulado.
Nada de rede social, por favor!
Durante as revisões, tente minimizar qualquer distração para focar apenas nos estudos, como, por exemplo, televisão e internet. Nada de Facebook! Faça o log off das suas contas nas redes sociais enquanto estuda e mantenha o celular no mudo (ou desligado, de preferência, se isso for possível) e afastado de você.
Isso é especialmente importante para quem usa um laptop, tablete ou qualquer aparelho eletrônico para estudar. Além de as diversas guias abertas lhe distraírem mostrando novas notificações, é fácil se desconcentrar ao “dar uma olhadinha” no Twitter ou Instagram por dois minutos (que se transformam em meia hora em um piscar de olhos).
Pequenos intervalos sempre é bom
Algumas pessoas conseguem passar um tempão concentradas, mas a grande maioria possui períodos curtos de atenção. Se este for o seu caso, faça pequenos intervalos entre um conteúdo e outro para fazer um lanche (saudável!), beber água e recarregar as energias.
Mesmo que você consiga manter a concentração por bastante tempo, é importante fazer um pequeno intervalo de 20 minutos a cada hora para levantar, dar uma alongada e se hidratar. Não adiantar passar horas a fio com a cara enfiada nas apostilas ou no laptop sem descansar, porque acaba sendo desgastante e exaustivo, prejudicando a eficiência dos estudos e a compreensão e retenção do conteúdo. Sem contar que faz muito mal para o seu corpo passar muito tempo na mesma posição.
Use cartões de memorização, diagramas e mapas mentais
Experimente diferentes tipos de recursos usados para os estudos até encontrar o que melhor funcione para você. Você pode testar os “flashcards”, aqueles cartões de memória nos quais você escreve pequenos blocos de informações, tópicos, resumos, perguntas, conceitos, etc. e depois os usa para revisar o conteúdo e instigar a sua memória.
Por exemplo: escreva perguntas em cada cartão sobre o conteúdo estudado. Depois, vá lendo um a um e respondendo as questões escritas nele. Se você estiver estudando com mais alguém, pode pedir para a pessoa fazer as perguntas para você.
Tem também os diagramas e os mapas mentais que, contrapondo o formato tradicional de anotações lineares, instigam mais a criatividade. Você pode usar diferentes cores de canetas, imagens, setas, aproveitando todo o espaço da página e ir criando conexões no conteúdo.
Crie uma rotina saudável pré-estudos
Não basta chegar no seu quarto abrir a apostila ou o laptop e começar a estudar. Uma sessão de estudos proveitosa requer um mínimo de preparo em diferentes quesitos: encontrar o melhor lugar para estudar, organizar o espaço, minimizar as suas distrações, ter tudo o que você precisa ao seu alcance, entre outros.
Pratique com provas antigas e simulados
Não importa qual for a prova ou a sua área de estudo, você vai encontrar simulados, informações e materiais de estudo disponíveis online. O conteúdo encontrado em sites pode ser usado como a base de seus estudos, pois lhe ajuda a se familiarizar com o formato da prova e, à medida que você o utiliza, consegue perceber o seu progresso. (Mais abaixo, explicaremos sobre os formatos de provas mais comuns.)
Completar simulados de testes não só permite que você identifique os seus pontos fracos e fortes, como também proporciona uma experiência bastante real de como será a prova. Pergunte ao seu professor se ele tem alguma sugestão de site ou então peça para seus colegas veteranos se eles têm as provas antigas prestadas para aquela disciplina do curso.
Independente do conteúdo, nada funciona melhor do que... estudar! Simples, não? A prática leva à perfeição. Como mencionado na primeira dica, ajuda bastante se você adquirir o costume de estudar um pouco por dia e não deixar o conteúdo acumular. Quanto mais você treinar, mais familiarizado estará com a prova, e quando o dia definitivo chegar, você se sentirá mais confiante.
Organize um grupo de estudos
Se você prefere estudar em dupla ou com mais pessoas, organize um grupo de estudos com outros amigos. Mas tem que levar a sério – não é para vocês se reunirem virtualmente (por favor, né) e ficar só batendo papo. Encontrem um ambiente tranquilo, de preferência no quarto de estudos ou outro lugar silencioso, organizado e neutro; estipulem com antecedência o conteúdo que será estudado, para que todos possam ir preparados; e encontrem um ritmo de estudos que funcione para todos. Apesar da pandemia, dá pra montar um grupinho em algum aplicativo de conversas e estudar, que tal?
Alguém lê um capítulo em voz alta e depois todos debatem o assunto? Todos leem em silêncio primeiro? Que tal prepararem um questionário sobre a disciplina para responderem juntos?
Prepare-se para o dia da prova
Fatos científicos comprovam que há uma série de fatores que podem ter impacto no seu desempenho em processos de avaliação. Um deles é o seu nível de hidratação, que influenciará no seu nível de atenção. Se a sua prova for durar mais de duas horas, é aconselhável levar uma garrafinha d'água para deixar ao seu lado.
Além disso, tente evitar qualquer stress antes do exame. Programe-se para chegar ao local com antecedência, e certifique-se de ter com você tudo que precisa para a realização da prova - documentos, lápis, caneta, borracha, lanchinho, etc.
Gerencie o seu tempo durante a prova
Durante o processo de avaliação, você deve cronometrar o seu tempo. Não faz sentido gastar meia hora em dois exercícios e deixar apenas dez minutos para os oito restantes. Sabendo com antecedência quantas questões tem a prova e quanto tempo você tem para realizá-las, fica mais fácil saber que ritmo você deve seguir. É aconselhável usar um relógio de pulso no dia do exame; as salas nem sempre tem relógios na parede e é comum ter de manter o celular guardado durante toda a prova.
Mesmo que você não saiba a resposta de alguma questão, não a deixe em branco. Além de ter chances de acertá-la, respostas vazias fazem com que você perca pontuação.
Cuide da sua saúde
Esta dica soa bastante simples, mas é muito importante. Muitas vezes, na correria dos estudos, você se esquece de cuidar da sua saúde, alimentando-se mal, dormindo pouco, abusando do café e reduzindo a sua vida social. Apesar de ser importante estudar, sobrecarregar-se pode ser mais prejudicial do que benéfico. Nos dias que antecedem a prova, alimente-se e durma bem e pratique exercícios diariamente. Isso vai ajudar a manter o seu cérebro em forma!
Caso esteja com algum sintoma da covid-19, não compareça ao local de prova!