O decreto começa a valer hoje e não há prazo determinado para acabar.
Após o secretário de Saúde afirmar que a taxa de transmissão no DF cresceu e uma possível segunda onda pode acontecer, o Governo do Distrito Federal, através do governador Ibaneis Rocha, voltou a adotar medidas restritivas para conter o avanço da doença.
No final da manhã desta terça-feira (1°), foi publicado em edição extra no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Decreto n°41.535, onde determina o fechamento de atividades em estabelecimentos como bares, restaurantes e eventos culturais, principais “vilões” causando aglomerações em todo o DF. O decreto limita até às 23h o horário de encerramento. A medida começa a valer hoje e não há prazo determinado para acabar.
O texto, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, justifica a medida como uma ação preventiva em função da “necessidade de evitar o aumento no número de casos e internações decorrentes da Covid-19”.
O decreto reforça ainda a continuidade de todos os protocolos e medidas de segurança imposto no Decreto nº 40.939, de 02 de julho de 2020. Ou seja, permanece a obrigatoriedade do uso de máscara; distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas; higienização de cadeiras e mesas; organização de filas entre outros.