Jofran Frejat tinha 83 anos e lutava contra o câncer de pulmão desde setembro de 2019
Reprodução: Internet
No início da noite desta segunda-feira (23), o ex-secretário de Saúde e candidato a governador Jofran Frejat (PL) morreu vítima de complicações causadas por um câncer pulmonar. O político tinha 83 anos e, segundo a família, foi diagnosticado com um câncer de pulmão, em setembro de 2019, enquanto tratava de um cálculo renal.
“Foi agora, por volta das 18h40. Ele estava sofrendo muito. Ele foi intubado hoje pela manhã, mas não teve nenhuma melhora. Agora, ele se foi, infelizmente”, lamentou a sobrinha do político Adélia Frejat. Frejat já estava na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul. Ele ficou cerca de 20 dias internado.
“Nos deixa um grande cidadão, que fez sua história pautado na ética e na atenção aos que mais precisavam. Que a família receba os meus pêsames e o meu carinho”, registrou o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Conheça a história de Frejat no DF
Jofran Frejat nasceu em 19 de maio de 1937, em Floriano, no Piauí. Ele chegou ao DF em 1963, logo após se formar em medicina, no Rio de Janeiro.
Divisor de águas na saúde pública do DF, Frejat foi quatro vezes secretário de Saúde – entre 1979 e 2002. Durante sua gestão, foram construídos ou inaugurados os hospitais regionais de Ceilândia (HRC), da Asa Norte (Hran), do Paranoá e o Hospital de Apoio.
Nas eleições de 2014, Frejat chegou ao segundo turno na disputa pelo Palácio do Buriti, mas perdeu para Rodrigo Rollemberg (PSB). Na ocasião, o médico recebeu 44,44% dos votos válidos.
Em 2018, como pré-candidato ao governo de Brasília, ele chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto. No entanto, desistiu de concorrer semanas antes do pleito. Na época, não foi divulgado o motivo da desistência.