Metrô-DF e Adm. de Águas Claras responderam questionamentos feito por leitores da Revista Águas Claras sobre barulhos na região
Reprodução: Internet
Há duas semanas, a equipe de jornalismo da Revista Águas Claras recebeu o administrador André Queiroz. Na ocasião, levamos perguntas feitas por vocês, leitores, para que o nosso administrador pudesse responder.
Dor de cabeça antiga de moradores, o barulho do metrô em determinadas regiões foi pauta do nosso bate-papo.
Em conjunto com a ASCOM de Águas Claras, o Metrô-DF emitiu uma nota esclarecendo as reclamações de moradores que vivem perto do transporte público. Leia a nota:
“A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que os ruídos emitidos pelos trens durante sua passagem são constantemente monitorados, contudo são inerentes ao tipo de serviço prestado. Periodicamente, o Metrô-DF realiza manutenção na via e nos trens, visando à diminuição dos ruídos emitidos pelos equipamentos. O Metrô-DF também constantemente em projetos de modernização dos sistemas, troca de trilhos, dormentes, aparelhos de mudança de via e outras ações que auxiliam na segurança e redução dos ruídos.
Ressalta-se, no entanto, que a ocupação urbana em Águas Claras se deu de forma distinta daquela prevista no planejamento, decorrente principalmente de alterações na legislação sem quaisquer consultas prévias a esta Companhia. O Metrô-DF circula desde 1998, quando a cidade de Águas Claras estava apenas em seu início, havia poucos edifícios e o limite para construção era de 12 andares.
Com o tempo, a cidade se desenvolveu, as regras de construção mudaram (prédios podem ter até 28 andares) e hoje temos uma cidade muito maior, muito próxima ao sistema metroviário, que na região de Águas Claras é inteiramente de superfície, gerando uma acústica muito grande pela altura dos seus edifícios.”
📝Pablo Giovanni
(@pgiovannic)