Após liminar da família no STJ, Ministério da Saúde irá completar o valor do medicamento mais caro do mundo
Reprodução: Internet
Após ter pedido negado pelo Ministério da Saúde na semana passada, a família da Kyara Lis entrou com uma liminar e nesta segunda-feira (05), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou que o Ministério da Saúde efetue o pagamento do medicamento que custa 12 milhões de reais. Apesar de não ter sido notificada, a pasta da saúde informou que irá cumprir a decisão.
Nos últimos meses, a Revista Águas Claras acompanhou de perto a luta da família da Kyara Lis em busca da Zolgensma, medicamento destinado à atrofia muscular espinhal (AME) - considerado o mais caro do mundo.
Ministério da Saúde irá completar o valor da compra do medicamento
Capa da última edição especial da Revista Águas Claras, a família de Kyara Lis arrecadou, até a última prestação de contas em 1° de outubro, o total de R$ 5.340.981,14. Na decisão do ministro relator da corte, Napoleão Nunes, o Ministério da Saúde deverá arcar com a diferença do valor cheio do medicamento, cerca de 6,6 milhões dentro de um prazo máximo de 15 dias improrrogáveis.
“A decisão salvará a vida da Kyara e inundará outras famílias de esperança. Um dia histórico para a defesa da vida, saúde e dignidade de todos os brasileiros”, resumiu a advogada da família, Daniela Tamanini.
Existe cautela neste momento
Nas redes sociais: é só alegria, porém há cautela. Após tanta luta, nunca ocorreu desistência por parte da família em luta da vida da Kyara Lis. E nesta situação, é o momento mais "próximo" que a família de Kyara Lis está encarando. Em breve, nós da Revista Águas Claras queremos noticiar a seguinte manchete: CONSEGUIMOS! Quem tem AME, tem pressa!
📝Pablo Giovanni