Foto: JL Rosa/Sistema Verdes Mares
Pessoas com idade entre 20 e 49 anos devem ser vacinadas; doses estão disponíveis, de graça, nas Unidades Básicas de Saúde. Prazo vai até 31 de outubro.
Foi prorrogada até o dia 31 de outubro, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para adultos, no Distrito Federal. O prazo inicial era 31 de agosto, no entanto, segundo a Secretaria de Saúde, apenas 5,6% do público alvo foi imunizado até 27 de agosto, o que levou a pasta a ampliar a data.
Ao todo, 75.888 pessoas com idade entre 20 e 49 anos – alvos da campanha – foram aos postos. Com a prorrogação do prazo, o objetivo atingir 1.364.987 moradores do DF que estão na faixa etária. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Veja aqui o endereço dos postos de vacinação contra o sarampo no link abaixo:
http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/03/SALAS-DE-VACINAC%CC%A7A%CC%83O-site.pdf
Índices baixos de adesão em todo país
De acordo com a secretaria, a meta do Ministério de Saúde, que era atingir 95% do público-alvo, não foi atingida no país. A cobertura média ficou em 5,8% da população com idade entre 20 e 49 anos.
No Distrito Federal, em relação às faixas etárias, a cobertura vacinal foi de 5,1% para a população de 20 a 29 anos, de 5,6% para o grupo de 30 a 39 anos e de 6,2% para as pessoas de 40 a 49 anos, explica a pasta.
Os médicos explicam que todas os adultos devem tomar a dose extra da vacina tríplice viral, mesmo que já a tenham sido vacinados. "A medida é necessária para eliminar a circulação do sarampo no Brasil, pois a principal medida de prevenção e controle da doença é a vacina", dizem os infectologistas.
De acordo com a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, dos cinco casos positivos da doença registrados no Distrito Federal em 2020, quatro deles estão entre 20 e 49 anos.
"Por isso, é necessário que o público-alvo procure pela dose extra da vacina o quanto antes, para evitar mais casos de sarampo entre pessoas dessa faixa etária", aponta Fernanda Ledes.
Sintomas do sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa considerada grave pelo Ministério da Saúde. O vírus era tido como eliminado no país, mas foi reintroduzido em fevereiro de 2018.
Segundo boletim epidemiológico do ministério, entre 29 de dezembro do ano passado e 27 de junho deste ano, foram confirmados 5.642 casos de sarampo no país.
O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de três a cinco dias, acompanhada de coriza, tosse e olhos avermelhados. Após alguns dias, surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores.
Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre por mais de três dias é sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, alertam os médicos.
Fonte: G1.