Foto: Inframérica
O cargueiro tem 65 metros de comprimento e 21 metros de altura e trouxe 50 toneladas de equipamentos industriais para duas empresas privadas
O segundo maior avião cargueiro civil do mundo, o Antonov 124-100, pousou no Aeroporto Internacional de Brasília às 5h desta segunda-feira (24). A aeronave saiu de Mumbai, na Índia, e trouxe 50 toneladas de equipamentos industriais de grandes dimensões para duas empresas privadas.
O cargueiro possui 65 metros de comprimento, 21 metros de altura até a ponta da sua cauda, e possui 24 rodas, para pouso em diversos tipos de superfícies como asfalto, terra, grama e neve. A cabine de carga possui 1.050 metros cúbicos, podendo comportar mais de 50 carros populares.
O avião é de fabricação soviética, mas de bandeira Ucraniana, e tem capacidade para transportar até 120 toneladas. É usado principalmente no transporte de peças e equipamentos fora do padrão e de grandes dimensões.
De acordo com a Inframerica, empresa que administra o Aeroporto de Brasília, a chegada do avião alterou a rotina do terminal. Para a descarregar a aeronave, foi necessária uma operação que envolveu guindastes, equipamentos e equipes especializadas, que transferiram as mercadorias do avião para caminhões. O material será enviado para Anápolis, em Goiás, a cerca de 150 quilômetros da capital.
Esta é a segunda vez que a aeronave vem a Brasília em 2020. No início de abril, o Antonov 124-100 pousou no terminal brasiliense trazendo 40 toneladas de máscaras faciais para uma empresa privada. O avião permanece na capital até a manhã de terça-feira (25), quando segue para Campinas, em São Paulo.