Foto: PRF.
De acordo com a corporação, tecnologia auxiliará na prevenção de acidentes de trânsito e enfrentamento à criminalidade. Primeira operação foi feita nesta sexta-feira (14/8) na BR 070, em Ceilândia e Água Lindas de Goiás
A primeira operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que começou a utilizar drones para fiscalização de rodovias no Distrito Federal e Entorno nesta sexta-feira (14/8), atuou na BR 070, em Ceilândia e Águas Lindas de Goiás.
Segundo a PRF, as aeronaves pilotadas remotamente auxiliarão na prevenção de acidentes de trânsito, e enfrentamento à criminalidade. O projeto piloto atuará apenas nas BR-060 e 070, mas o objetivo é que ação seja estendida para toda a região do DF e Entorno.
Foram realizadas durante a operação de sexta-feira, 34 abordagens a veículos e 35 infrações. A maior parte dos descumprimentos foram por transitar no acostamento e ultrapassagem em faixa dupla contínua.
Os equipamentos devem possuir Certificado de Homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e possuir cadastro no Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Sisant) para utilização dos drones para a operação. Os policiais que operarem os drones deverão possuir um cadastro no Departamento de Controle de Espaço Aéreo.
Fonte: Correio Braziliense.