Foto: Divulgação/Agência Saúde DF
140 exames de covid-19 foram apreendidos durante a ação, da Vigilância Sanitária, que aconteceu nesta quinta-feira (13/8)
Uma empresa clandestina que fazia testes para a detecção do novo coronavírus foi flagrada pela Vigilância Sanitária. A ação aconteceu nesta quinta-feira (13/8), em Águas Claras e Arniqueiras. Os prestadores ofereciam o exame rápido de covid-19 sem ter licenciamento sanitário ou autorização para exercer a atividade no Distrito Federal.
O órgão apreendeu ao todo 140 testes com a empresa. Desde junho, segundo a Secretaria de Saúde, 361 testes irregulares foram apreendidos no Distrito Federal. A Vigilância Sanitária ressalta que a testagem só pode ser oferecida por laboratórios licenciados e autorizados.
A testagem em Águas Claras e Arniqueiras acontecia dentro de um automóvel, que não havia sido inspecionado pela Vigilância Sanitária e não tinha Certificado de Vistoria de Veículo (CVV). No momento da abordagem, as vans, que ficavam estacionadas em área pública, não estavam fazendo testes. Entretanto, dentro do veículo, havia os kits de exame, máquina de cartão de crédito e recibos de operações financeiras.
Além disso, havia lixo hospitalar com resíduos nos veículos, como luvas, algodão e as embalagens dos testes. Todo material usado ainda estava armazenado inadequadamente. O material apreendido foi encaminhado para a Polícia Civil. Um dos donos da empresa ainda foi autuado por desacato à autoridade. A empresa vai responder penalmente por crime de infração de medida sanitária preventiva.
Fonte: Agência Saúde Distrito Federal/Correio Braziliense.