Advogado explica o que brasileiros devem fazer ao ter voo cancelado
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o número de voos no Brasil sofreu redução de aproximadamente 90%, com as operações internacionais praticamente suspensas por completo. Geralmente, brasileiros que moram no exterior ou que programam viagens internacionais planejam com antecedência todos os detalhes, dentre eles, as passagens aéreas.
Para o advogado Júlio Leão, as companhias têm justificado cancelamento de voos por conta de Covid-19 e acabam não prestando a assistência garantida ao passageiro no ato da compra. “Acabamos de ter um caso de uma passageira que tinha voo marcado da Alemanha pro Brasil no dia 30 de março e só conseguiu voltar agora após muitos cancelamentos”, exemplifica.
O especialista em Direito do Consumidor reforça que o passageiro deve recolher toda prova de contato (ou falta de notificação) e fazer um diário contando detalhadamente os problemas ocasionados pela ausência de apoio da empresa. "E dependendo do país, a pessoa pode ficar até sem local para estadia se for possível voo somente em outro dia", diz o advogado.