Foto: Reprodução.
Confira onde e como tirar dúvidas sobre prestação de contas com a Receita Federal. Prazo para entregar documento vai até terça-feira (30)
O prazo final da entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproxima, e cerca de 234 mil contribuintes do Distrito Federal ainda não entregaram o documento. A estimativa da Receita Federal é receber 820,5 mil declarações na capital federal até a próxima terça (30).
Para quem ainda está com dúvidas sobre como preencher a declaração, uma alternativa é recorrer aos projetos de assistência gratuita ligados a instituições de ensino, como o Balcão Fiscal e o Plantão Fiscal 2020 (veja mais abaixo). Ambos atendem pela internet durante a pandemia do novo coronavírus.
Os projetos unem o conhecimento dos estudantes e professores do curso de ciências contábeis, com o apoio técnico da Receita Federal, para responder dúvidas.
Balcão Fiscal
O Balcão Fiscal é um projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB). Além de vídeos explicativos nas redes sociais, ele oferece um serviço de atendimento a distância, de graça, para tirar dúvidas sobre a declaração.
Para receber atendimento, o contribuinte precisa encaminhar as dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Plantão Fiscal 2020
O projeto Plantão Fiscal 2020 também é um projeto de extensão. Criado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), ele auxilia no preenchimento da declaração.
O serviço é gratuito e voltado, principalmente, para pessoas físicas com renda mensal de até R$ 5 mil, empregadores domésticos e microempreendedores individuais.
Nessa reta final, o atendimento também vai ser realizado no próximo sábado (27) e domingo (28), das 9h às 23h. Para receber as orientações, é preciso mandar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o resumo da situação ou problema, junto com um telefone de contato.
Live nesta quinta-feira (25)
Para ajudar quem ainda não entregou a declaração, a UDF vai promover, nesta quinta-feira (25), às 19h, a live "Dicas sobre o preenchimento da Declaração do IRPF 2020", nas redes sociais da instituição. O bate-papo virtual vai ter a participação dos professores Eurípedes Júnior, Cássio dos Santos e Deypson Carvalho.
Assista no link https://www.facebook.com/oudfcentrouniversitario a live "Dicas sobre o preenchimento da Declaração do IRPF 2020"
O Plantão Fiscal 2020 também dispõe de assistência por ligação de vídeo ou áudio. Para ter acesso a esse atendimento, é preciso agendar pelo e-mail do projeto: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
No atendimento por vídeo ou áudio, é recomendado que o contribuinte já tenha o Programa Gerador da Declaração (PGD) instalado no seu computador pessoal e que esteja com os seguintes documentos em mãos:
- Última declaração de IR e o recibo de entrega, se houver
- Documentos pessoais do declarante (Título de eleitor, CPF e comprovante de endereço)
- CPF do(s) dependente(s) e alimentando(s), se houver
- Informe de Rendimentos fornecido pela(s) fonte(s) pagadora(s)
- Informe de Saldos e Rendimentos pela(s) instituição bancária(s)
- Comprovante de rendimentos recebidos de pessoas físicas (rendimento do trabalho não assalariado, aluguéis, pensões alimentícias e outros)
- Comprovante de apuração mensal do Carnê Leão e DARFs pagos
- Documento de compra e venda de veículos, motocicletas, imóveis ou embarcações durante o ano-calendário
- Comprovantes das despesas pagas com a identificação do titular ou dependentes às creches, escolas, faculdades, médicos, clínicas, hospitais, exames laboratoriais e radiológicos, aparelhos e próteses ortopédicas, planos de saúde no Brasil, previdência complementar e pensão alimentícia judicial)
- Comprovantes de pagamentos efetuados a título de aluguéis, arrendamento rural e aos profissionais autônomos (advogados, engenheiros, arquitetos, corretores, professores e outros)
Fonte: G1.