Foto: Mateus Amorim/Agência Brasília
Após sentir 'dor abdominal aguda, 'Governador do DF procurou atendimento nesta segunda-feira (25). Médicos identificaram perfuração em parte do intestino.
Depois de passar por um cirurgia de emergência, na madrugada desta terça-feira (26), Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que está bem. O governador do Distrito Federal deu entrada em um hospital particular, na tarde de segunda (25), com dores abdominais. "Correu tudo bem e estou me sentindo legal", disse.
Segundo o boletim médico, atualizado às 8h20, Ibaneis sofreu uma "perfuração em um segmento intestinal por um fragmento de osso". O chefe do Executivo segue internado, em recuperação.
"O procedimento se deu sem intercorrências, e o governador encontra-se estável no pós-operatório", diz trecho do comunicado oficial (leia íntegra mais abaixo).
Segundo a assessoria do GDF, o governador passou por uma laparoscopia – técnica conhecida por ser menos invasiva em comparação à cirurgia aberta, por conta de uma alça intestinal obstruída.
De acordo com o próprio Ibaneis, "foi uma reação à cirurgia bariátrica que eu fiz há 5 anos". Em áudio enviado à reportagem, ele também disse que "está se recuperando para voltar logo ao trabalho". A cirurgia foi concluída às 4h. "Correu tudo de forma maravilhosa", afirmou.
Apesar da afirmação do governador sobre a relação das dores com a cirurgia bariátrica, os médicos que fizeram o procedimento descartam essa possibilidade.
Segundo o cirurgião Ronaldo Cuenca, a perfuração foi em decorrência de um corpo estranho vindo de algum tipo de alimento. "Talvez um pedaço de osso de galinha, uma espinha de peixe. Com certeza algo que ele tenha ingerido", afirmou o médico em entrevista coletiva.
A equipe médica também afirmou que Ibaneis deve permanecer internado, pelas próximas 48 horas, e que, a partir de agora, o quadro "requer mais cuidados com a alimentação".
Fonte G1.