Foto: Cristiano Costa
Donos de empresas também têm enfrentado problemas para pagar salários dos funcionários conforme pesquisa da Fecomércio-DF
Pagamentos rotineiros, como tributos, salários, aluguel, fornecedores e contas de luz e água, estão tendo dificuldades para serem pagos por empreendedores brasilienses. Com o comércio fechado desde 19 de março para conter o avanço do novo coronavírus, 37,8% dos empresários entrevistados em pesquisa encomendada pela Federação do Comércio Bens e Serviços do DF (Fecomércio-DF) relataram o problema.
Foram ouvidos 74 empresários do dia 20 de abril até essa segunda-feira (27/04). Entre eles, 36,5% responderam que avaliam a situação como difícil; 18,9% afirmaram estar indiferentes; 5,4% avaliaram como fácil; e 1,4% como muito fácil.
Os empreendedores tiveram que se adequar para se ajustar à nova realidade do isolamento. O estudo mostra que 16,2% dos empresários implantaram o comércio de produtos on-line; 16,2% apostaram no delivery; 14,9% adotaram a retirada no balcão; e 9,5% já realizavam esse tipo de venda. Os outros 58,1% informaram não ter optado por nenhuma das opções. Depois da abertura do comércio, 87,1% disseram que vão continuar com os serviços implantados.
Em um questionário de múltipla escolha, o levantamento aborda ainda quais providências as empresas estão adotando ou pretendem adotar na gestão sobre a crise: 48,6% responderam que deram antecipação de férias para parte dos empregados; 36,5% afirmaram ter reduzido a jornada de trabalho; 31,1% aderiram ao home office; 27% suspenderam temporariamente os contratos de trabalho; 25,7% deram férias coletivas; 23% realizaram alteração em turnos de trabalho e 18,9% demitiram os empregados.
Fonte: Metrópoles.