A pandemia pegou a todos de surpresa. Com os decretos firmados para a contenção do vírus que fecharam o comércio e uma crise sem precedentes pode vir a ser desencadeada, gerando consequências catastróficas.
Ciente de que na maioria dos estabelecimentos poucos os empresários conseguem gerar reservas financeiras para enfrentar tempos difíceis como pagamento das despesas, (reposição e aquisição de produtos, pagamentos de funcionários, impostos, aluguel) e que dependem do faturamento diário que é essencial para a manutenção do negócio, a Revista Águas Claras conversou com Valdeci Machado, Presidente da Federação das Associações Comerciais do DF e Entorno (FACIDF).
O Ex-presidente da Associação Comercial de Águas Claras e ex-administrador Regional da cidade, explica que estão fazendo contatos e buscando uma alternativa rápida para a recuperação após a quarentena.
Existe uma estimativa geral da queda no comércio de Águas Claras desde o início dos decretos?
Em média, temos 85/90% das atividades de Comércio e Serviços paralisadas em todo DF e as que funcionam, estão em sistema reduzido e em Delivery, com isso, podemos visualizar uma queda de mais de 90% nos faturamentos.
Quais as recomendações temporárias nas quais os empresários e comerciantes da cidade podem se assegurar?
Os Problemas das empresas de Águas Claras, são comuns as das demais Regiões; As Federações Patronais tem emitido recomendações de equilíbrio, não podemos desprezar a Pandemia, nem concordar com a possibilidade de fechamento de empresas; temos buscado junto às instituições bancárias, principalmente o BRB, linhas de créditos diferenciadas, com carências, para tentar socorrer as empresas, principalmente os Autônomos e Micro Empresas.-
Muitos acreditam que levarão anos para se recuperar dos prejuízos já gerados, em sua opinião existe uma saída mais positiva?
O Governador Ibaneis e o Vice Governador Paco Britto, juntamente com sua Equipe, tem demonstrado preocupação com a Pandemia e a Economia, procurando meios e dar segurança ao Setor Produtivo; assim, esperamos sair dessa crise o mais rápido possível.
Foi tomada alguma medida durante a quarentena para sanar esses prejuízos?
Estamos confiantes na volta a normalidade até o dia 04/05, claro que com as recomendações da área de saúde e das precauções para um distanciamento seguro; já estamos realizando tratativas com o Governo e outros setores, buscando meios para uma rápida recuperação.
Com sua vasta experiência, qual o seu conselho nesse momento para os comerciantes e empresários de Águas Claras? Alguma saída vantajosa?
Nestes momentos difíceis, percebemos o quanto o Empresariado Brasileiro e os do DF não são diferentes, para buscar alternativas de sobrevivência; tem sido um aprendizado, temos sofrido, pensado nos mais vulneráveis, nas famílias, nos funcionários e familiares, ajudando os mais necessitados e estamos mais unidos e sempre com os olhos para recomeçar em maio, e vamos com bom senso, sabedoria e garra sair dessa.