Sistema TestaDF estará disponível, a partir desta quinta-feira (23), para pessoas com sintomas da doença. Triagem será na modalidade 'drive-thru'.
A partir desta quinta-feira (23), moradores do Distrito Federal poderão agendar pela internet (https://sistemas.df.gov.br/mteste/ )horários para testes do novo coronavírus. A triagem será feita na modalidade "drive-thru" – sem precisar sair do carro – em um dos cinco postos, no Plano Piloto e em Águas Claras (veja endereços abaixo).
O sistema de agendamento, chamado de TestaDF, foi lançado pelo governo como uma ferramenta de combate à pandemia de Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A previsão, de acordo com o governo, é de que mais pontos de testagem sejam abertos nos próximos dias.
Após a inscrição, o sistema vai direcionar o agendamento de acordo com o local de moradia, e mostrar a quantidade de vagas disponíveis para o teste naquela data. Com o registro prévio será possível reduzir aglomerações e manter a ordem e controle dos testes.
Um dos objetivos também é gerar dados estatísticos para a Secretaria de Saúde, como ponto com mais registros de casos e faixa etária dos testados.
Para a triagem nos locais é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e apresentar o QRCode registrado no TestaDF. O código serve para confirmar o agendamento na triagem e conferir o resultado do exame.
Ainda na fila, os pacientes vão passar por uma avaliação de temperatura feita pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o GDF, quem estiver assintomático não poderá fazer o exame.
É recomendado que a população utilize máscaras faciais desde a saída de casa e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.
Veja os pontos de testagem no DF:
- Estádio Mané Garrincha
- Estacionamentos 4, 6, 11 e 13 do Parque da Cidade
- Residência Oficial do Governador
- Universidade Unieuro de Águas Claras
- Universidade Uniplan de Águas Claras
Fonte: G1.