O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que vem flexibilizando as medidas de caráter de restrição referentes a movimentação de pessoas e a operação de atividades econômicas, afirmou na tarde de quinta-feira (16), em entrevista a José Luiz Datena pela Rádio Bandeirantes, que pretende abrir completamente o comércio já a partir do próximo dias 3 de maio ao final da vigência de seu próprio projeto.
Na entrevista com duração de cerca de 90 minutos, Ibaneis Rocha também tornou a fazer críticas ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta - que veio a ser demitido posteriormente na mesma tarde - e apoiou o Presidente Jair Bolsonaro a “usar a caneta” na demissão do ministro.
Ainda conforme o governador, ele se reuniu com representantes de shoppings, cujas atividades também poderão ser liberadas mediante exigências pré-estabelecidas.
Ou seja, para voltar a funcionar, os shoppings se comprometeram a testar todos os trabalhadores que atuam no atendimento ao público. Os mesmos também devem trabalhar com equipamentos de proteção e máscaras que terão que ser disponibilizadas aos clientes que adentrem as lojas.