Estudantes também já podem enviar a justificativa de ausência no Enem 2019 a partir desta segunda-feira (6)
A partir desta segunda-feira (6), os estudantes podem pedir a isenção de taxa de inscrição, na Página do Participante, no sistema do Enem. O prazo vai até 17 de abril e o resultado do pedido sai no dia 24 de abril.
Lembrando que é responsabilidade do aluno acompanhar a situação da solicitação. Se for aceita, não significa que o estudante está inscrito: atenção, todo mundo precisa realizar a inscrição, entre 11 e 22 de maio.
Se a solicitação de isenção for negada, é possível recorrer da decisão, entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O processo também deve ser feito na Página do Participante, apresentando documentos solicitados.
Quem tem direito à isenção de taxa de inscrição?
Quem está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Justificativa de ausência no Enem 2019
Começa nesta segunda, e vai até o dia 17 de abril também, o prazo para que os alunos que tiveram isenção no ano passado, faltaram nos dois dias de prova e desejam pedir a isenção também em 2020, possam justificar a ausência. Se a justificativa de ausência for negada, também dá para recorrer da decisão, no período de 27 de abril a 1º de maio, no site.
Outras datas importantes:
Inscrições: 11 a 22 de maio
Nome social: 25 a 29 de maio
Provas – Enem Digital: 11 e 18 de outubro
Provas – Enem Impresso: 1º e 8 de novembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.
*Com informações, Times Brasília.