Entre as ações comunicadas o corte do passe livre estudantil por 15 dias e a liberação de linha de crédito do BRB no valor de R$ 1 bi estimular a economia
O Distrito Federal confirmou neste domingo (15) a infecção de 14 pessoas pelo Covid-19. O cenário é de alerta e reforço nas ações de prevenção. Por isto, o governo tomou mais uma série de medidas e decretou o fechamento de academias e museus; a interrupção temporária do passe-livre estudantil e criou uma bolsa de auxílio para estudantes de baixa renda para complementação alimentar. Essas e outras medidas foram anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha, em pronunciamento divulgado em redes sociais.
No comunicado, o chefe do executivo local destacou que o DF ainda não registrou nenhum caso de transmissão local. “Queria tranquilizar a nossa população. Todos os casos confirmados são de pessoas que estiveram no exterior. Ou seja, não existe a transmissão sustentável dentro do Distrito Federal o que nos dar um determinado nível de tranquilidade”, ponderou.
Ibaneis ainda destacou as medidas adotadas neste final de semana e anunciou uma linha de crédito do Banco de Brasília (BRB), no valor de R$1 bilhão, que será lançada ainda nesta segunda-feira (16). “Esse valor será colocado em favor do comércio, em favor de todos aqueles empreendedores do Distrito Federal para que possam superar a crise com taxas reduzidas e prazo de carência de até seis meses nas operações”, anunciou.
Academias e museus também serão fechados
Após a confirmação de 14 casos de infecção do coronavírus, o Governo do Distrito Federal decidiu ampliar os efeitos do Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020 e determinou o fechamento de academias e museus. No sábado (14), a decisão de interrupção dos serviços atingiu cinemas e teatros.
*Com informações, Agência Brasília.