Presidente da ONG, Priscila Cruz, passou mal e procurou hospital privado. À tarde, exame inicial apontou infecção por rinovírus; diagnóstico definitivo será dado na noite de quarta.
Um evento da ONG Todos Pela Educação, que aconteceria nesta terça (10) e quarta-feira (11), em Brasília, foi cancelado após a presidente da organização, Priscila Cruz, apresentar sintomas do novo coronavírus, a Covid-19.
Segundo a ONG, um exame inicial apontou uma infecção por rinovírus, que pode causar resfriado. No entanto, o resultado que vai dizer se ela testa positivo para o novo coronavírus só deve ser divulgado na noite desta quarta-feira (11).
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal não quis comentar a situação e disse que informações sobre o coronavírus serão divulgadas apenas em boletim oficial. O caso só é considerado de fato suspeito quando informado pelo Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
O "Encontro Anual Educação Já" começou na segunda (9) e teve participações de políticos como o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (MDB) e o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Nesta terça, o evento teria participação do governador de São Paulo, João Dória (PSDB).
Também estiveram presentes deputados, senadores, secretários estaduais de educação e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Mal-estar
Segundo a Todos pela Educação, Priscila passou mal por volta das 16h30 de segunda e deixou o local do evento. Por volta das 19h, teria apresentado febre e procurou um hospital particular. A ONG afirma que, na unidade de saúde, a presidente foi informada de que "estava sob suspeita de contaminação por Sars-COV-2, causador da doença Coronavírus Covid-19".
Priscila fez viagem à Noruega, com passagem pelo aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, entre 19 e 28 de fevereiro. Os dois países já possuem casos confirmados do novo coronavírus.
A Todos pela Educação afirma que, diante da situação, decidiu cancelar o evento como medida preventiva, mesmo sem determinação oficial das autoridades de saúde. Os cerca de 350 participantes do encontro foram avisados e segundo a ONG, em breve será divulgada uma nova data e local para o evento.
Os organizadores que tiveram contato com Priscila estão sendo mantidos em isolamento autoimposto em hoteis da capital.
Coronavírus no DF
Nesta terça-feira (10), o Ministério da Saúde informou que há 41 casos suspeitos do novo coronavírus no Distrito Federal. Outros 56 foram descartados e apenas um segue confirmado. A paciente diagnosticada com Covid-19 na capital segue internada em estado grave.
Segundo os dados da pasta, houve aumento de 18 casos em um dia. Até segunda (9), eram 41 suspeitas na capital.
A saúde da capital está em estado de emergência por conta da doença. A medida foi decretada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) por "risco de pandemia".
Todos Pela Educação
O Movimento Todos Pela Educação é uma Organização Não-Governamental (ONG) que atua na área da educação básica do Brasil. A ONG realiza pesquisas, estudos e publicações sobre os temas relevantes da área.
O Encontro Anual ‘Educação Já’! é o lançamento do Relatório Anual Educação Já, que traz resultados do monitoramento que a organização fez em 2019 das sete políticas prioritárias para a educação básica brasileira. Além disso, o Todos Pela Educação também aponta as perspectivas para área da educação de acordo com o cenário de 2020.
Com o balanço de 2019, a ONG trouxe três destaques para o evento:
Educação Básica brasileira caminhou para frente em 2019, ainda que a passos lentos;
rotagonismo de atores do poder público fora do Ministério da Educação (MEC), em particular estados, municípios, Conselho Nacional de Educação e Congresso Nacional, garantiram que a área não ficasse parada;
os pontos de alerta em 2020 são a aprovação do novo Fundeb, a implementação do Novo Ensino Médio e o indicativo explícito de uso do MEC para uma "revolução cultural".
Leia a íntegra da nota de cancelamento do evento
"Nas primeiras horas de hoje, o Todos Pela Educação foi informado de que um dos integrantes da organização do evento Encontro Anual EducaçãoJá! está sob suspeita de contaminação por Sars-COV-2, agente causador da doença Coronavírus Covid-19, que causa infecções respiratórias. Embora ainda não haja confirmação do quadro e nem determinação oficial das autoridades de saúde, decidimos cancelar o evento como medida preventiva. Apesar dos transtornos que essa medida gera, a decisão visa à segurança e à saúde de todos os participantes. Em breve, divulgaremos a nova data e local para a entrega do Prêmio Todos Pela Educação, que estava prevista para esta noite de terça (10). Pedimos a todos que, porventura, tenham comparecido ao evento e, portanto, circulado em ambiente sob suspeita sigam as orientações do Ministério da Saúde.O Todos Pela Educação agradece a compreensão de todos.".
*Com informações, G1.