Aconteceu no dia 02/03/2020 a audiência pública para discutir o Estudo de Impacto de Vizinhança do empreendimento Araucárias Shopping, a ser construído entre as Ruas 16 e 17 Sul, AV. das Araucárias e Boulevard Sul.
Serão 224 apartamentos, divididos em duas torres, e mais uma torre com 168 salas. Embaixo, 46 lojas compõem a edificação. A empresa contratada foi ouvida pela PaulOOctávio e apresentou todo o projeto e as compensações pelo transtorno: fazer calçadas e ciclovias entre a Rua 17 e a estação Arniqueiras, instalar um playground e melhorar a iluminação da Praça Rouxinol, implantar a Praça Tuiuiú (que já está pronta) e duplicar um pequeno trecho da Rua Buritis, em frente à praça da Caesb. O total da compensação é de R$ 820.000,00.
A associação dos moradores de Águas Claras se manifestou a respeito se posicionando contrária, achando a proposta incompatível com o volume do empreendimento. Solicitaram ainda que fizessem todas as ciclo faixas nas boulevares, ou pelo menos entre as estações Águas Claras e Arniqueiras. Também foi pedido que adotassem a Praça João de Barro, que as obras não ultrapassem as 20h, que não seja utilizada área pública como canteiro de obras e, o mais importante, que a PaulOOctávio implante os Parques Central e Sul.
O pedido não foi exorbitante, já que para implentar o Shopping JK, a empresa doou uma passarela de 1,5 milhão e uma escola modelo, ao custo de 20 milhões e meio de reais. Águas Claras merece, pelo menos, o mesmo tratamento.
*Com informações, AMAAC.