A administração de Águas Claras em conjunto com o GDF Presente vem fazendo sua parte na construção das calçadas, porém, a pobreza de espírito de alguns é notória nas ruas.
Alvo da insipiência de certos motoristas que insistem em depredar as obras recém-feitas em nossa cidade, as novas calçadas estão se deteriorando com o fluxo contínuo da insistência em se estacionar veículos sobre elas.
Além da depredação, existe o desrespeito para com os pedestres que precisam se deslocar, já que Águas Claras foi praticamente planejada para que a população se movimente a pé. Pessoas portadoras de necessidades especiais, mães com carrinhos, transeuntes são obrigadas a se arriscarem ao desviar para a rua movimentada.
A quadra 101 norte reflete grandemente essa falta de respeito. Com calçadas recém-feitas e o paisagismo pronto, motoristas ignoraram completamente e estacionaram em cima delas, destruindo também o gramado novo. Redes de TV foram chamadas para mostrar o descaso. Ao serem flagrados, os motoristas deram desculpas néscias na ocasião e foram multados pela PMDF.
Renata Lima, moradora de Águas Claras, diz que é inadmissível esse tipo de comportamento “Já vi uma senhora indignada catar a caca de seu cachorro e passar na maçaneta do carro que estava estacionado na calçada depois de, ao desviar, tropeçar feio na rua, talvez se começarem a fazer isso, quem sabe esses motoristas não se conscientizem”, relatou.
Na Avenida Flamboyant, em frente ao Edifício Saphira, existe um terreno vazio cujo dono por várias vezes já cercou e os motoristas derrubam as cercas e estacionam no local, e já que para isso precisam subir nas calçadas, essas que novas já se encontram completamente rachadas e se desfazendo.
Em vários pontos da cidade, não é difícil encontrar carros estacionados em calçadas, que cedem com o peso dos veículos. Isso nos leva a perceber que a inclusão social realmente é algo bem mais complexo do que deveria ser.
Pelo código de transito brasileiro, estacionar em cima da calçada é infração grave, com multa de quase R$ 200, e desrespeito ao ir e vir de todos, já que são vias de uso exclusivo de pedestres.
Certo mesmo é o Detran-DF ter uma capacidade operacional para que os carros sejam guinchados. Os órgãos de fiscalização já foram acionados. A administração da cidade e pedestres, contam com o bom senso desses que ainda não se adaptaram a civilidade e seguem incessantemente denunciando.