Ainda não há detalhes sobre quais serão as atividades transferidas, mas governador citou iniciativa bem-sucedida com a bilhetagem
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu transferir os serviços do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para o Banco de Brasília (BRB). Diante das reclamações da população sobre a má qualidade dos serviços prestados, o emedebista optou pela mudança, seguindo a mesma tática adotada para a bilhetagem, quando tirou a função do antigo DFTrans e delegou para a mesma instituição financeira.
O chefe do Executivo local também anunciou o nome do novo diretor-geral do órgão: será o procurador do DF Zélio Maia da Rocha. Ele entra no lugar de Alírio Neto, que havia sido exonerado, a pedido, na semana passada.
“EU PEÇO DESCULPAS À SOCIEDADE DO DF, AOS MOTORISTAS PELOS PROBLEMAS, MAS NÓS ESTAMOS EM UM TRABALHO DE TRANSIÇÃO PARA MELHORARIAS”, AFIRMOU IBANEIS. DE ACORDO COM O TITULAR DO PALÁCIO DO BURITI, O BRB TEM TECNOLOGIA PARA MELHORAR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO.
“Espero que seja como no caso da bilhetagem, que foi uma solução que atendeu à população. Isso foi comprovado com o retorno às aulas. Que a gente tenha uma solução definitiva no que diz respeito ao Detran”, enfatizou.
Ibaneis fez a declaração na manhã desta quarta-feira (19/02/2020), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após assinatura de termo de cooperação para aterramento de linhas de luz. A medida necessária para a construção da Avenida das Cidades, também conhecida como Interbairros e Transbrasília.
Tecnologia
Ibaneis não deu muitos detalhes sobre os serviços que serão mudados. “Nós vamos transferir toda a parte de balcão. Toda essa tecnologia, para que o BRB nos ajude nessa parte tecnológica. Trazendo tudo para smartphones, celulares. Trazendo mais modernidade e condições para atender os motoristas do DF”, explicou.
Quando as funções do DFTrans passaram para a instituição financeira, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) começou a ser gerido pelo BRB. Assim, o banco ficou responsável por confecção, manutenção de cadastros, geração, distribuição e comercialização dos cartões, além de informações inerentes ao sistema. E criou também um aplicativo para facilitar a vida dos usuários.
Cidadãos reclamam de problemas com sistema do Detran-DF pelo menos desde a semana passada. “O sistema vem apresentando inconsistências devido a falhas internas e na comunicação com outros sites públicos. Essas inconsistências atrasam a realização dos serviços de transferência de propriedade de veículos, transferência de Unidade da Federação, emissão de Certificado de Registro do Veículo (CRV) e de Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), alteração de características no veículo e troca de placa para o padrão Mercosul”, explica o órgão à reportagem.
De acordo com nota enviada, o Detran afirmou que possui oito unidades de atendimento e trabalha em seis postos do Na Hora, com um total de 14 postos para a população. Nesses postos, trabalham 242 funcionários em serviços relacionados a veículos e habilitações. “O Detran realiza cerca de 5 mil atendimentos por dia”, afirma o texto.
O órgão informa ainda que atua em outras frentes para reduzir as filas nos postos de atendimento da Autarquia, como a formação de um grupo de trabalho para discutir a possibilidade da implantação do autoatendimento (totens). Desde o início da semana, nos momentos de problemas no sistema, os atendentes distribuem senha de retorno para o dia seguinte.
“Gostaríamos de reforçar que o Detran dispõe de um Portal de Serviços, onde 14 serviços podem ser realizados de forma on-line, sem que seja preciso se deslocar a um posto, e outra opção é o Projeto Detran nas Cidades, que é unidade de atendimento móvel”, conclui a nota.
*Com Informações, Times Brasília.